Segada tradicional anima Lombada

PUB.

Qua, 16/07/2008 - 08:20


Fazer pão em fornos tradicionais e participar numa segada manual são alguns dos atractivos do Lombada Festival de Música e Tradição 2008. Deste género é o festival mais antigo do distrito de Bragança e vai decorrer em Palácios, pela décima vez. 

O evento está marcado para o último fim-de-semana de Julho e foi apresentado ontem em conferência de imprensa. A iniciativa é organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Ambiental de Palácios e que conta com a participação de grupos de gaiteiros e de música tradicional.

O presidente da associação Raul Tomé salienta os quatro aspectos que compõem o festival. “É um festival com cultura e tradição através dos trajes, da gastronomia, a actividade rural e a música tradicional” afirma o responsável e que Associação Cultural, Recreativa e Ambiental de Palácios “tem tentado promover ao longo destes anos” acrescenta.

Raul Tomé espera uma grande adesão ao evento. “Este ano não vamos ter muitos emigrantes porque embora o festival esteja marcado para o ultimo fim-de-semana de Julho, não é muito próximo de Agosto” refere. No entanto, “deverá vir muita gente de Bragança e das aldeias da Lombada” salienta.

O festival que se realiza numa aldeia com apenas 24 famílias vai contar ainda com uma feira de produtos tradicionais e está orçado em cerca de dois mil euros.