Aberta consulta pública para inscrever "Danças Rituais dos Pauliteiros" no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial

PUB.

Sex, 10/01/2025 - 08:47


A inscrição das “Danças Rituais dos Pauliteiros nas Festas Tradicionais de Miranda do Douro” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial está, desde ontem, em consulta pública, por 30 dias

O município submeteu a candidatura em julho de 2023, considerando, na altura, que poderia abrir a porta à candidatura à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

“Este processo da consulta pública é a fase normal, para algumas entidades se manifestarem, darem os seus contributos. Aguardamos que o momento da inscrição chegue, para que nos sintamos recompensados por toda a dedicação que temos tido”, referiu Helena Barril, presidente da câmara.

A presidente espera que, com a inscrição, mais grupos surjam e se revitalize o que estava esquecido. “Esta inscrição no inventário nacional vem colocar os pauliteiros naquele lugar que lhes é devido. É um reconhecimento muito grande, principalmente para os enormes e grandes grupos que temos no território. Esperamos que com esta inscrição que também seja o mote para outros grupos pegarem em rituais que há muitos anos estavam esquecidos”, frisou.

O município de Miranda do Douro submeteu em 10 de julho de 2023 a candidatura das danças dos pauliteiros a Património Cultural Imaterial. Os pauliteiros são grupos, normalmente, formadso por oito rapazes e três músicos, apesar de já existirem grupos constituídos por mulheres.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves