Sapadores florestais protegem Parque Natural de Montesinho durante todo o ano

PUB.

Qui, 09/10/2008 - 10:14


Para prevenir os incêndios do Verão, uma equipa de sapadores florestais vai percorrer durante todo o ano uma pequena área do Parque Natural de Montesinho, fazendo trabalho de vigilância e limpeza. Trata-se de um projecto do Conselho Directivo dos Baldios da aldeia de Montesinho que viu ser aprovada uma candidatura ao Programa Nacional de Sapadores Florestais.    

A equipa é constituída por cinco homens que já estão em acção desde Agosto, depois de terem recebido formação.

Para além da floresta já existente, a equipa vai sobretudo proteger uma área de cerca de 400 hectares que foram plantados nos últimos anos.

Durante a época de verão colabora no combate aos incêndios e no resto do ano efectua trabalhos de limpeza.

 

António Pereira, o presidente da assembleia do Conselho Directivo dos Baldios de Montesinho, explica que “a equipa também faz parte do CDO (Centro Distrital de Operações e Socorro) de Bragança, durante a fase em que estão de prevenção para o caso de incêndios”.

 

 De acordo com o responsável, esta é a primeira equipa de socorro aos incêndios para aquela área. Durante o resto do ano realizam trabalhos como “limpeza das matas, dos caminhos, pequenos trabalhos silvícolas, ou seja, um trabalho de prevenção e de ajuda às populações naquilo que for necessário”, acrescenta.

 

Para António Pereira a actuação desta equipa é fundamental para a prevenção dos fogos florestais na medida em que “trabalha antes do incêndio acontecer”. Salienta ainda que “se tivermos a mata limpa, os caminhos bem tratados, sem deixar crescer mata e árvores desordenadamente é obvio que teremos menos fogos”.

 

Este projecto representa um investimento de 65 mil euros anuais que são comparticipados em cerca de 60%.

O Conselho Directivo dos Baldios de Montesinho teme que o projecto não tenha continuidade por falta de verbas. “Temos uma verba insuficiente para pagar os 12 meses do ano às pessoas, mas esperamos que as entidades que estão a olhar por nós possam colaborar de alguma forma para conseguir a verba que nos falta”, disse referindo-se ao governo, governador civil e ao Parque Natural de Montesinho.

Os sapadores estão também disponíveis para limpeza e ordenação de mato ou outros terrenos, a nível particular.

 

O projecto deverá manter-se pelo menos durante cinco anos.