S. Jorge é o terceiro santuário assaltado este ano em Bragança

PUB.

Sex, 01/04/2011 - 11:04


Foi assaltado o santuário de S. Jorge, em Vila Nova, mesmo às portas de Bragança. Os ladrões usaram um berbequim para furar a porta da capela e retirar a fechadura, mas encontraram pouco para roubar.

O assalto deverá ter acontecido na madrugada de quarta-feira, mas só durante o dia é que foi dado o alerta.

José Carlos Esteves conta que foi um popular que se apercebeu do santuário assaltado.

 

“Foi um senhor que andava a passear, na estrada, e se apercebeu e alertou a comissão de festas. Furaram com um berbequim e destroncaram a fechadura com um pé de cabras. Roubara umas medalhas banhadas a ouro mas que não têm valor nenhum, e estragaram um painel dentro da igreja. A imagem foi trazida para a aldeia. Ainda ouvi dizer que havia lá umas moedas caídas mas nem isso levaram, só destruíram. É uma vergonha”, diz.

 

 

 

Segundo Maria Gonçalves, habitante em Vila Nova, a aldeia à qual pertence o santuário, os ladrões terão confundido as pequenas medalhas como objectos de valor.

 

“As medalhas eram daquelas que costumavam dar a quem dava esmolas. Eram douradas e lá pensaram que era ouro mas não, eram de fantasia”, explica.

 Mas este terá sido mesmo o segundo assalto a igrejas feito na mesma noite. 

“Nessa noite, segundo me contou o meu filho, começaram em Lagomar e depois é que vieram para aqui, para Vila Nova. Lá até tiraram a matrícula do carro, um carro vermelho.”

 Segundo fonte da GNR, no santuário de S. Jorge os ladrões danificaram a porta, roubaram medalhas e um vaso e causaram danos no altar. O prejuízo ultrapassa os 600 euros.

 

Já em Lagomar tratou-se de uma tentativa de assalto.

 

 

 Os ladrões provocaram danos no valor de 50 euros.

Este foi o terceiro assalto a santuários só este ano. Segundo dados da GNR, já tinha havido outros dois, em Janeiro e em Março.

 

Em 2010 houve 16 assaltos a capelas e igrejas em todo o distrito de Bragança.

Escrito por Brigantia