Rede móvel reforçada em Montesinho

PUB.

Sex, 01/04/2011 - 10:44


O Parque Natural de Montesinho poderá vir a ter cobertura de rede de telecomunicações em grande parte da sua área. Em muitas zonas do parque, incluindo várias aldeias, não é possível ter rede móvel.  

Agora, os responsáveis das áreas protegidas do Norte mostram abertura para essa instalação, até porque o quartel do Grupo de Intervenção, Protecção e Socorro (GIPS), em Cova de Lua, era um dos afectados.

“Foi pedida uma antena para perto do quartel dos GIPS e que neste momento já está a funcionar e depois houve alguma vontade da parte da população de, em alguns locais onde não há rede, poder ter lá essas infra-estruturas” refere o director adjunto das áreas protegidas do Norte. “Nós estamos disponíveis para analisar todas as situações e tentar potenciar essas infra-estruturas desde que fiquem salvaguardados os valores da natureza” salienta Vitório Martins.

O levantamento dos locais de instalação de antenas terá agora de ser feito pelas autarquias e operadores.

Mas o director das áreas protegidas do Norte, que tutela o Parque Natural de Montesinho, garante que da sua parte, haverá abertura para estudar a melhor solução para a instalação de antenas de rede móvel.

“Quem vai resolver o problema terá de ser sempre um operador privado. Não pode ser o parque a resolver o problema” afirma Lagido Domingos. “Nós estamos disponíveis para ajudar a resolver o problema e ver os sítios mais adequados” acrescenta.

A cobertura de rede móvel é uma reivindicação antiga das populações do Parque Natural de Montesinho.

Há mesmo aldeias que só conseguem ter cobertura de rede espanhola.

Escrito por Brigantia