Rastreios para prevenir más posturas em crianças e grávidas

PUB.

Qui, 25/09/2008 - 07:40


  Os fisioterapeutas dos centros de saúde do distrito de Bragança estão a promover a adopção de posturas correctas junto das crianças e mulheres grávidas, ou que tenham sido mães recentemente. O objectivo desta iniciativa é prevenir problemas do foro ósseo e que venham a reflectir-se mais tarde.  

Segundo Berta Nunes, a coordenadora da sub-região de saúde de Bragança, já foram rastreadas 324 crianças até ao momento, nos centros de saúde de Mirandela, Miranda do Douro, Vinhais, Alfândega da Fé, Bragança e Freixo de Espada à Cinta. “Os outros centros de saúde vão agora, no início deste ano lectivo, retomar o rastreio”, adiantou à Brigantia, revelando ainda que “o que se pretende é detectar alterações posturais, a nível do esqueleto, da coluna, pernas e pés”.

 

Até ao momento não foram detectadas alterações consideradas graves nas crianças, mas a prevenção nesta idade é considerada fundamental já que utilizam “mochilas muito pesadas e têm posturas que não são as mais correctas”, refere a coordenadora. “É uma idade em que o aconselhamento e alteração de hábitos podem evitar problemas maiores no futuro, senão mais tarde será ainda mais difícil fazer correcção posturais”, acrescenta.

 

No que diz respeito às grávidas têm vindo a ser levados a cabo projectos de sensibilização para que adoptem posturas correctas durante a gravidez e o parto e que, segundo Berta Nunes, decorrem em três fases. “Algumas dessas sessões são feitas antes da gravidez e outras no pós-parto porque há problemas que são específicos da gravidez e que têm que ver com alterações a nível da coluna e de todo o esqueleto, e depois há as que acontecem depois do parto que têm que ver com posturas incorrectas durante a amamentação, quando se pega no bebé ao colo ou quando se muda o bebé”, explica ainda Berta Nunes.

 

O projecto destinado às grávidas vai ser mantido durante o próximo ano.

Também os rastreios vão continuar durante nas escolas do distrito e podem mesmo vir a ser alargados a crianças de outra faixa etária.