Sex, 06/12/2024 - 12:07
Um projecto conjunto dos três agrupamentos de escolas de Bragança foi distinguido pela associação ambientalista Zero. Cerca de 20 alunos da Emídio Garcia, Abade Baçal e Miguel Torga tiveram a ideia de ligar os três agrupamentos com uma ciclovia. O objectivo é reduzir o uso de veículo automóvel na deslocação à escola, explica a jovem Inês Falcão, que faz parte do projecto. “Muitas pessoas vão de carro para a escola e isso emite muito Dióxido de Carbono e polui o meio ambiente, então surgiu-nos a ideia de impulsionar as ciclovias. A nossa cidade tem ciclovias, mas não tem uma vasta rede que permitem deslocar de casa para a escola”.
Os problemas ambientais são cada vez mais abordados nas escolas. Apesar da sensibilização, Inês Falcão considera que os jovens não estão agir em conformidade.
O projecto vai ser dado a conhecer à Câmara Municipal de Bragança, para que possa ser executado. O professor Raul Gomes acredita que é possível ser concretizado. “Uma ciclovia a passar pelos três agrupamentos, creio que é possível, é apenas ligar aqueles pontos que já foram construídos e implementados, iria criar mais coesão sobretudo física dos três agrupamentos”.
Além da distinção, o projecto será financiado com 1 500 euros, para acções de consciencialização ambiental. No total foram distinguidos seis projectos de escolas do Interior do país.
Escrito por Brigantia