Qua, 06/11/2024 - 08:58
O sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar denunciou atrasos no auxílio causados pela escassez de técnicos e o INEM já avisou a população para contactar o 112 apenas em casos urgentes.
Segundo explicou o presidente dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar, Rui Lázaro, o brigantino acabou por falecer por falta de assistência atempada. “O cidadão de Bragança esteve mais de uma hora para que visse a sua chamada atendida, perante uma paragem cardíaca, quando tinha quer o hospital, quer a assistência médica a dois minutos da ocorrência e não teve a assistência imediata. A probabilidade de o desfecho ter sido outro, em que a ajuda estava a dois minutos, a taxa de sucesso é alta”, disse.
O sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar, emitiu um comunicado sábado, no qual denuncia atrasos no auxílio causados pela escassez de técnicos.
Rui Lázaro, afirma ainda que, neste momento, o INEM conta com pouco mais de 700 técnicos e trabalham cerca de 25 por turno, quando deveriam ser à volta de 80. “Devíamos ser 1480 técnicos, somos pouco mais de 700. Não é expectável que 700 profissionais possam fazer o trabalho que devia ser feito por 1500, da mesma forma e com a mesma eficácia. A nível nacional devíamos ter cerca de 80 técnicos por turno a atender chamadas, o INEM está a trabalhar com 25. Estes constrangimentos, com estes números, são inevitáveis”, apontou.
O Presidente do sindicato disse ainda que já foram apresentadas proposta ao governo, mas a reposta obtida não foi a esperada.
Os técnicos do INEM iniciaram, segunda-feira, uma greve às horas extraordinárias que estão dispostos a levantar assim que sejam apresentadas soluções.
Entretanto o INEM, também já emitiu um comunicado no qual explica que o CODU, Centro de Orientação de doentes urgentes, atendeu este fim de semana mais de 2000 chamadas não urgentes, o que complica a prestação de auxílio telefónico de situações graves. Por isso e devido à escassez de técnicos, é pedido às pessoas que contactem apenas o 112 em caso de situações graves ou de risco de vida.
Ao final do dia de ontem, o INEM deixou ainda a indicação que Sistema Integrado de Emergência Médica foi reforçado com 10 ambulâncias de socorro, para colmatar o condicionamento gerado pela greve dos técnicos.
Escrito por Brigantia