Passeio TT Mulheres ao Volante contou com mais de 60 participantes

PUB.

Seg, 18/03/2024 - 08:58


Mais de 60 mulheres de vários pontos do país, mas sobretudo do distrito, foram para a estrada, no sábado, para o sexto Passeio TT Mulheres ao Volante

A iniciativa acontece anualmente em Março, por ser o mês do dia da mulher. Este ano, as mulheres passaram por vários pontos do concelho de Bragança, nomeadamente São Pedro de Sarracenos, Paradinha, Izeda, Frieira e Pinela.

As participantes mostram que o TT não é só para homens. “Sempre gostei de todo-o-terreno, tanto é que a última coisa que conduziu até foi um carro. A primeira coisa que conduzi foi um tractor. Andava de tractor e de moto. Gosto muito da adrenalina, da competição e do convívio”, disse Andreia Pires. “Este passeio é diferente pelo convívio. Há pessoas que não vemos durante o ano e aqui revemo-nos e também conhecemos o distrito de outra forma, pelo monte”, Contou Elisabete Tristão. “A experiência, no ano passado, foi magnifica e este ano decidi repetir. Trouxe colega nova. No ano passado pilotei e este ano sou a co-piloto”, contou Melissa Pires.

Parte do dinheiro das inscrições reverte a favor Casa de Acolhimento Lar São Francisco, que, neste momento, acolhe 21 meninas em risco, entre os sete e os 25 anos. A directora, Carla Pires, salienta que esta é uma ajuda especial. “Todas as ajudas são bem-vindas mas esta, por ser no mês da mulher, tem outro impacto dentro da nossa casa”.

O passeio é organizado pela RS Eventos. António Rodrigues da Silva, da organização, refere uma das grandes preocupações é fazer anualmente percursos diferentes, de forma a conhecer vários pontos e localidades de interesse. “Temos tido esse cuidado mas é quase impossível não virmos a repetir um ou outro trajecto. Mas um dos nossos cuidados é não repetir percursos, sendo que uma das bases deste evento é a parte cultural, fazendo visitas àquilo que de melhor temos”.

Maria Assunção Nápoles, ligada, há vários anos, ao TT, tendo já participado no Dakar no Peru e na Arábia Saudita, foi a madrinha da prova. Já esteve neste passeio por outra vezes e assume que fica deslumbrada com as paisagens da região. “Podia falar da gastronomia, mas a paisagem é deslumbrante. Sou uma mulher do Alentejo e lá os meus horizontes é ver ao longe, distante. Aqui veem-se as montanhas à nossa frente. É uma paisagem bonita, agreste, com muitas pedras. É um evento muito bom. É para continuar a participar”.

Esta foi já a sexta edição do Passeio TT Mulheres ao Volante, que, este ano, contou com 62 inscrições.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves