Partido Democrático Republicano apresenta-se às legislativas, por Bragança, contra o racismo e xenofobia

PUB.

Qui, 19/09/2019 - 10:35


O Tribunal de Bragança recebeu 18 listas de candidatos às eleições legislativas de 6 de Outubro. O Partido Democrático Republicano é um dos candidatos. Para alertar para questões de racismo e discriminação, a lista conta com um candidato invisual e outro de origem africana

Luciano Ferreira, que é cego, e aceitou este desafio, explica que tem algumas dificuldades, na sua vida quotidiana, na cidade. “Aqui em Bragança sinto-me um bocado discriminado em relação às barreiras arquitectónicas e são estas barreiras que existem, por toda a cidade, que, por vezes, me revoltam. Os políticos, os nossos governantes e presidentes, deviam-se lembrar das pessoas com deficiência, que têm limitações. É uma maneira de combater essa discriminação que ainda se verifica na nossa cidade e no nosso país”.

Ivan Carvalho, com origem africana, diz que a lista terá impacto na sociedade porque defende valores fundamentais de igualdade. Explica ainda que o objectivo do PDR é ter uma maior representatividade social. “Traz impacto sob uma perspectiva positiva. Estamos cientes que poderá haver outras opiniões mas se não se colocar esta questão desta forma nunca se poderá saber o que é preciso fazer para atenuar ou resolver o problema”.

Manuel Vitorino, cabeça de lista por Bragança, acredita que na cidade há vários actos discriminatórios e defende que a comunidade africana que aqui reside não é bem aceite. “O preconceito é um raciocínio que ainda não tem conceito. Está antes do conceito e se ainda não tem conceito, muitas vezes, eu teria vergonha de me sentar numa mesa a tomar um café com um racista ou um xenófobo. Aqui é mais aversão a estrangeiros mas de outra cor, de uma cor mais escura. Por isso é que o racismo e a xenofobia aqui em Bragança se confundem muito e esquecem que o IPB tem muitos indivíduos do continente africano, que devem ser tratados de forma igual e não são”.

O círculo eleitoral de Bragança tem três lugares na Assembleia da República, ocupados pelo PSD e pelo PS, que há mais de 30 anos são os únicos partidos que conseguem eleger deputados na região.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves e Ângela Pais