"Os Gorazes" promovem economia rural de hoje até segunda-feira em Mogadouro

PUB.

Sex, 13/10/2017 - 11:12


Começa hoje a feira dos Gorazes em Mogadouro. O certame que decorre até segunda-feira conta este ano com mais de 120 expositores o que representa um aumento em relação ao ano anterior.

O presidente da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Mogadouro, Fernando Pais, destaca que a aposta nas raças autóctones se mantém este ano e afirma também que um dos objectivos da organização é reafirmar esta feira secular como uma das mais importantes do nordeste transmontano.

“Pretendemos ano após anos criarmos um certame à semelhança do que eram os verdadeiros gorazes: uma feira que começou no século XIII, naquela altura era das feira maiores da região de Trás-os-Montes e Alto Douro: os produtores da região de Mogadouro após o ano de colheitas aproveitavam esta feira apara vender os animais e os melhores produtos que tinham”, referiu.

Tal como na sua génese, o sector primário terá por isso um lugar de destaque na feira anual. Para além de continuar a apoiar e dinamizar as fileiras mais representativas dos sectores económicos da região nordestina, a organização pretende apostar na promoção da economia rural.

“O sector primário é o mais preponderante e de maior importância nesta região, e assim justifica-se que a feira para além de um cariz comercial a feira também tenha o sector primário incluído e em destaque”, afirmou.

Por estes dias Mogadouro terá em destaque a gastronomia típica da região, desporto, música e oportunidades de negócio.

No programa musical estão em destaque as actuações musicais de Luís Filipe Reis esta noite e David Antunes amanhã. Também este sábado a partir das 6 horas o programa "Bom Dia Tio João" é feito a partir da feira dos Gorazes. Escrito por Brigantia.