Qui, 03/04/2025 - 11:10
Atrair visitantes ao Parque Natural do Douro Internacional e promover a beleza e biodiversidade desta área protegida é o objetivo de mais uma edição do Festival ObservArribas. Acontece entre 9 e 11 de maio, nos quatro concelhos que fazem parte do parque, mas o ponto central será em Mogadouro. As atividades serão bastante diversificadas, destinadas a pequenos, graúdos e famílias, adianta Carla Lousão, técnica da comissão de cogestão do parque.
“Desde saídas de campo para fazer observação de aves e de outra fauna e flora, passeios também interpretados, nomeadamente no âmbito da geologia, passeios fotográficos, caminhadas interpretadas. Teremos também várias oficinas, quer de âmbito natural, quer de âmbito cultural e vão trazer aqui ao território um conjunto de parceiros a nível nacional que tem o seu âmbito de atuação no âmbito da natureza e na proteção dos recursos e dos valores naturais”, explicou.
O Parque Natural do Douro Internacional é um dos locais prediletos para observação de aves, tendo em conta a diversidade de espécies que ali nidificam.
“Temos aqui um território que tem presentes espécies muito interessantes, no caso do britango, o caso da cegonha negra, o caso do abutre preto, além de um vasto conjunto de aves. E este território é claramente um território ímpar para fazer a observação de aves. Juntando depois à paisagem, é uma experiência extraordinária”, referiu.
Uma “experiência extraordinária” que atrai visitantes de Norte a Sul do país e até do estrangeiro.
“Temos muitas conversas, oficinas, seminários para se debaterem determinados tipo de temáticas, o que faz com que haja um público específico que venha ao território. Dentro deste público específico salientamos os apaixonados pela observação de árvores e pela fotografia de natureza, a nível nacional e algumas também já de carácter internacional, de Espanha, do Reino Unido”, rematou.
O Festival ObservArribas é organizado, pelo segundo ano, pela comissão de cogestão do Parque Natural do Douro Internacional, que abrange os concelhos de Mogadouro, Miranda do Douro, Freixo de Espada à Cinta e Figueira de Castelo Rodrigo.
A edição anterior aconteceu em Figueira de Castelo Rodrigo. Este ano será em Mogadouro, entre 9 e 11 de maio.
Escrito por Brigantia