Município de Vinhais aposta no combate à vespa asiática

PUB.

Qua, 05/06/2024 - 08:16


Para combater a vespa asiática e proteger a apicultura, o ano passado, o município de Vinhais distribuiu 200 armadilhas pelos apicultores do concelho

Uma acção no âmbito do “Plano Estratégico de Gestão Integrada da Vespa velutina”, que a câmara está a dar continuidade este ano, com instalação e monitorização de 24 armadilhas.

Uma estratégia do município para ajudar o sector, visto que a vespa asiática se alimenta da abelha e põe em causa da produção de mel. “Pode ter outras consequências sobretudo para os apicultores do concelho e, portanto, temos tentado agir de forma a prevenir e acautelar um sector que é importante na economia do concelho”, referiu o presidente da câmara, Luís Fernandes.

No concelho de Vinhais há quase 100 apicultores, o que deu, em média, duas armadilhas por cada, que podem depois ser reutilizadas. Só o ano passado, foram destruídos 70 ninhos de vespa asiática no concelho. Segundo o autarca, estas acções têm contribuído para que não haja tantos prejuízos no sector. “Estes ninhos têm sido destruídos e tem-se evitado que haja outras consequências. Com certeza que alguma já haverá, mas não com um impacto muito grande. Claro que no caso de aumentar, pode acontecer, terá consequências a nível da produção, na economia do concelho, e mesmo para as pessoas e animais que possam ser picadas”, frisou.

A instalação das armadilhas foi feita através de uma candidatura da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes, financiada pelo POSEUR, Portugal 2020.

Escrito por Brigantia 

Jornalista: 
Ângela Pais