Município de Bragança apoia cada vez mais famílias no pagamento da renda

PUB.

Sex, 15/03/2024 - 08:59


Há cada vez mais famílias a pedir ajuda à câmara de Bragança para pagar as rendas

O município criou na pandemia um Fundo de Apoio ao Arrendamento e as candidaturas têm aumentado de ano para ano. Em 2020 foram apoiadas 20 famílias, este ano 107.

O vice-presidente da câmara, Paulo Xavier, diz que se deve ao aumento do custo de vida. “As pessoas, com a inflação, com a alimentação, que está cada vez mais cara, e os gastos com a alimentação são até maiores, porque há mais dificuldades. Não se encontram habitações baratas. Qualquer T1 em Bragança, qualquer habitação condigna, capaz de receber uma família, é muito cara para os vencimentos que têm. Obviamente vão bater à porta do município”, referiu.

No total, a câmara de Bragança atribuiu quase 120 mil euros. O apoio é atribuído a famílias carenciadas consoante o seu rendimento. Pode ir dos 70 aos 120 euros mensais. “No escalão A encontravam-se 57 famílias e corresponde a 120 euros. 40 famílias são do escalão B, cujo o apoio corresponde a 95 euros. No escalão C, o cujo apoio corresponde a 70 euros estavam 10 famílias”, adiantou.

Este ano foram submetidas 114 candidaturas, no entanto, sete não foram aprovadas por não se enquadrarem nos critérios do apoio ou por falta de documentação. Assim, o município apoiou 107 famílias, mais nove que no ano anterior. 

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais