Miranda do Douro vai ter três rotas fluviais e um documentário

PUB.

Sex, 01/04/2011 - 10:41


A câmara de Miranda do Douro vai criar três rotas fluviais nos rios Angueira, Douro e Fresno. Vai chamar-se Marca Douro e o objectivo é promover as potencialidades turístico-ambientais destes recursos hídricos.

Três rotas fluviais que estarão devidamente equipadas, com painéis informativos, cartografias, barreiras de segurança e iluminação.

Um projecto resultante de uma candidatura ao Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha – Portugal, o POCTEP, que visa criar uma maior dinâmica entre a fauna, a flora e as populações circundantes.

“A ideia é criar rotas turísticas ao longo destes três rios e que possam ser promovidos e observados do ponto de vista da fauna e da flora” explica o presidente da câmara de Miranda do Douro, acrescentando que “o que se pretende é que seja um projecto turístico-ambiental que valorize os rios, a envolvente e a própria população”.

Artur Nunes acrescenta que o objectivo é valorizar recursos naturais, como a água e com isto atrair turistas à região.

“Primeiro têm de estar delineados ao nível das potencialidades que eles têm como é o caso da pesca, de merendas ou pequenas produções agrícolas” explica o autarca.

Com esta candidatura, será ainda produzido um documentário sobre a “Rota do Contrabando” entre Portugal e Espanha.

A autarquia fará um investimento de 107 mil euros, comparticipados em 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, FEDER.

O projecto está orçado em 416 mil euros e é promovido pelo Ayuntamiento de Zamora, através da sociedade Mixta de Turismo, com a parceria da Câmara Municipal de Miranda do Douro e da UTAD.

Escrito por CIR