PUB.

Menos maçã em Carrazeda

PUB.

Ter, 17/06/2008 - 08:54


A produção de maçã em Carrazeda de Ansiães vai ser inferior á registada no ano passado. As condições climatéricas adversas a esta cultura não têm favorecido o desenvolvimento dos pomares. Ainda ontem uma queda de granizo danificou algumas árvores.  

A preocupação em relação á quebra na produção foi manifestada pelos responsáveis da Frucar, uma unidade de armazenamento e tratamento de maçã de Carrazeda, aos deputados do PSD pelo distrito de Bragança que ontem visitaram aquele concelho.

 

“Em anos ditos bons ou normais produzem 4500 a 5000 toneladas, mas isso é sempre muito incerto porque as condições atmosféricas causam sempre grandes surpresas” afirma a deputada Olímpia Candeias. Foi o que aconteceu ontem, pois “segundo os responsáveis da Frucar parece que o tempo está afectar e ainda hoje (ontem) esta queda de granizo deu cabo de alguns pomares” refere. Por isso, já se espera que este ano “não haverá uma produção de tão boa qualidade como foi a do ano passado”.

 

Olímpia Candeias elogia o sucesso da Frucar no escoamento da produção, “eles trabalham muito bem e escoam toda a produção” mas salienta que nem todos os produtores de maçã do concelho fazem parte desta associação uma vez que “não conseguem agregar todos os produtores porque muitos não têm capacidade para esperar pelo pagamento, mas congrega cerca de 50 a 60% dos produtores do concelho”.

 Para além da Frucar, Adão Silva e Olímpia Candeias visitaram ainda o castelo de Ansiães que foi sujeito a algumas obras recentemente. “Nesta parte da recepção havia aqui um buraco que tinha um péssimo aspecto que ocultava a igreja de São João e com este arranjo há condições para que quando os visitantes chegam lhes possa ser distribuída literatura de divulgação”, afirma Olímpia Candeias. Os deputados do PSD na Assembleia da República, pelo distrito de Bragança, que estão a visitar todos os concelhos, estiveram ontem em Carrazeda de Ansiães.