Mário Lino aguarda relatório final do acidente na Linha do Tua

PUB.

Qua, 24/09/2008 - 09:06


  Deverá ser conhecido hoje o relatório final do inquérito aberto para apurar a causas do último acidente na Linha do Tua.

Recordo que no passado dia 22 de Agosto, uma automotora do Metro de Mirandela descarrilou perto da Estação da Brunheda, no concelho de Carrazeda de Ansiães, provocando um morto e 35 feridos.

 

O relatório preliminar elaborado em 48 horas não foi conclusivo, aguardando-se que o novo documento, cuja divulgação deveria ter já ocorrido segunda-feira, venha fazer luz sobre as razões do acidente.

 

Ontem, em Sabrosa, o Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, sublinhou que aguarda o documento durante esta quarta-feira, para depois se pronunciar. “Nós temos que perceber porque houve um acidente na linha do Tua, eu mandei fazer um relatório e dei um prazo de um mês”, recorda Mário Lino referindo que “no relatório preliminar não se viu nada que evidenciasse as causas do acidente”. “Teve que se fazer uma investigação aprofundada, a Universidade do Porto também vai intervir nisso e estou à espera que seja entregue o relatório e depois vou analisá-lo”, assinala o governante.

 

O ministro Mário Lino sossegou ainda os autarcas transmontanos sobre as características do futuro Itinerário Complementar nº 5 (IC5), que vai ligar o IP4, na zona do Pópulo, a Miranda do Douro, beneficiando todo o sul do distrito de Bragança, bem como o município de Alijó. “Não há nenhuma alteração do traçado do IC5”, afirma o Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações sublinhando que “quando se faz um concurso há sempre pormenores que têm que se aprofundar”.

 O ministro das Obras Públicas garantindo que o IC5 não vai sofrer qualquer descaracterização e que vai manter as características de Itinerário Complementar.