Luís Figo candidata-se á presidência da FIFA

PUB.

Seg, 02/02/2015 - 19:04


Uma das razões que levaram Luís Figo a candidatar-se  foi o facto, do ex-jogador considerar que a FIFA não está a passar uma imagem positiva do futebol, afirmando que não concorda com muitas coisas que acontecerem nos últimos anos.

"Preocupo-me com o futebol e o que não gosto do que vejo da FIFA, não apenas de agora, mas dos últimos anos. Se fizermos uma busca por FIFA na internet, a primeira palavra que surge associada é escândalo, o que não é positivo. O que nós temos de mudar primeiro e melhorar a imagem da FIFA. O futebol merece muito melhor do que isto", começou por afirmar o antigo internacional português.
Figo revelou ainda que a sua candidatura tem vindo a ser preparada ao longo dos últimos 4 meses, o ex-jogador de 42 anos contará com o apoio da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e de mais quatro federações, já que os regulamentos assim o exigem. No entanto ainda não são conhecidas as outras quatro federações que irão apoiar o português.
Luís Figo foi assim o sexto a apresentar a sua candidatura, depois de já terem sido apresentadas as candidaturas de Joseph Blatter (actual presidente), do francês Jerôme Champagne (antigo dirigente da FIFA), do príncipe da Jordânia Ali Bin Al-Hussein (Vice presidente da Confederação asiática de Futebol), do holandês Michael van Praag (Presidente da Federação holandesa) e ainda do francês David Ginola (ex-jogador de futebol).
O ex-jogador português acrescentou ainda que tomou esta decisão também devida á polémica que se passou em volta do relatório que atribuiu a organização dos Mundiais de 2018 á Rússia e de 2022 ao Qatar.
"Depois do relatório não ter sido tornado público achei que era o momento de mudar e pensei que algo tinha de ser feito. Se você não tem nada a temer e pede que se faça uma investigação, por que razão não tornar público esse relatório. Quando não se tem nada a esconder tem de se fazer isso. É a coisa mais indicada para se fazer se todas as pessoas estão com dúvidas sobre o que aconteceu."
Depois de apresentada a sua candidatura foram várias as figuras ligadas ao futebol que mostraram o seu apoio a Luís Figo, tal como josé Mourinho ou Luis Felipe Vieira.
“A candidatura de Figo é um passo em frente no futebol. A sua grande carreira garante um futuro melhor para a FIFA. Confio plenamente no seu caráter, determinação e paixão pelo desporto. Será um presidente centrado no futebol, em tudo o que pode ser melhorado, e vai estar próximo de todas as federações”, afirmou Mourinho.
“A candidatura de Luís Figo é uma oportunidade para debater o futuro do futebol a nível mundial e, desse ponto de vista, é saudável que tenha aparecido alguém que, com a sua experiência e a sua capacidade, se disponibilize a trazer novas ideias para cima da mesa”, afirmou o presidente do Benfica.
Lembrar apenas que Luís Figo foi um dos grandes jogadores do futebol internacional , tendo na sua carreira, passado por clubes, como o Sporting, Barcelona, Real Madrid e Inter de Milão, tendo inclusive conquistado a Bola de Ouro no ano de 2000.
Por ultimo referir apenas que o novo presidente da FIFA será conhecido no dia 29 de Maio em Zurique, na Suíça.