PUB.

Jovens vigiam Arribas do Douro em bicicleta

PUB.

Qui, 17/07/2008 - 08:18


Diariamente um grupo de 24 jovens percorre em bicicleta os trilhos das Arribas do Douro, em Miranda do Douro, para vigiar possíveis focos de incêndio e ao mesmo tempo sensibilizar as populações para esta problemática.  

Este é um projecto promovido pela Associação Recreativa da Juventude Mirandesa em colaboração com o Instituto Português da Juventude no âmbito do programa Voluntariado Jovem para a Floresta.

 

“O projecto consiste em os jovens, dos 18 aos 30 anos, vigiarem as florestas das Arribas do Douro e sensibilizar a população quanto aos riscos de incêndio, informando as pessoas para não fazerem queimadas nesta altura do ano” explica o presidente da Associação Recreativa.

 

Segundo Ivo Mendes, até agora ainda não foi detectado nenhum problema significante. “A única ocorrência que tivemos foi a detecção de algum lixo resultante de um pic-nic, no Naso, que eles se encarregaram de limpar” refere.

 

Este é um trabalho de voluntariado onde os jovens ganham 12 euros por dia e muita simpatia por parte da população que visitam. “Já houve casos em que as pessoas os chamaram para almoçar em casa deles ou tomar o pequeno-almoço”, afirma.

 

Até ao fim do mês de Setembro, 24 jovens mirandeses vão continuar a vigiar as florestas das Arribas do Douro.