INEM rejeita críticas

PUB.

Ter, 15/07/2008 - 08:26


O INEM rejeita a acusação feita por uma família de Bragança sobre uma alegada falha na assistência a um pedido de socorro. O Instituto Nacional de Emergência Médica diz que não houve recusa em enviar meios mas sim uma rejeição em receber ajuda ao não aguardar pela chegada da ambulância.  

Em comunicado, o INEM responde que foi accionada uma ambulância dos Bombeiros Voluntários de Alijó que pediram orientação para chegar ao local, tendo a operadora contactado o filho do doente, que ainda não se encontrava junto da vítima e que terá dito que era na primeira saída para Alijó.

 

Postos em contacto a tripulante da ambulância pediu que aguardasse pela chegada.

Segundo o INEM, quando os bombeiros de Alijó chegaram ao local não encontravam nenhum camião e o operador do CODU informou os bombeiros que o filho decidiu transportar a vítima sem aguardar pela ambulância.

 

“Não houve falhas mas foi uma situação extremamente difícil de lidar porque o pedido de socorro é feito por interpostas pessoas que não foram capazes de dar a localização da ocorrência e como o IP4 tem uma grande extensão temos de seleccionar o meio adequado para chegar rapidamente ao local” afirma Pedro Santos, Relações Públicas do INEM. “Quando conseguimos perceber qual era a localização foi accionada a ambulância que quando chegou andou á procura de uma vítima que já não estava no local” acrescenta.

 

O INEM considera que esta decisão de não aguardar pela chegada do meio de socorro não foi correcta e salienta “a nossa central médica fez todos os possíveis para tentar perceber onde estava a vitima” refere Pedro Santos.