II Encontro Ibérico de Raças Autóctones realiza-se hoje em Miranda do Douro

PUB.

Qui, 05/09/2024 - 08:48


A importância que as raças autóctones podem ter na manutenção da paisagem vai ser discutida, hoje, no II Encontro Ibérico de Raças Autóctones, em Miranda do Douro

O objectivo é mostrar que os animais podem ajudar na limpeza dos terrenos, evitando o uso de maquinaria, explica Miguel Nóvoa, presidente da Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino, entidade organizadora. “Por vezes direccionamos esforços na limpeza, com uso de limpeza, no uso de máquinas motorroçadoras, corta-matos e todo um conjunto de actividades, mas excluindo os animais da intervenção e aquilo que nós tentamos trazer é que os animais limpam ao longo de todo ano, obrigam a que a paisagem vá mudando de ano para ano, deixando de termos um giestal ou um esteval intenso”.

Vão ser apresentados projectos com relevância no âmbito da preservação e novas funcionalidades e competências das raças autóctones. “São três projectos que vão apresentar os trabalhos que têm sido feitos na área do pastoreio extensivo, na área da resiliência aos fogos rurais, para podermos discutir as vertentes que podemos associar aos animais e ao trabalho que desemprenham nos nossos terrenos e na nossa paisagem”.

Vai ser ainda discutido o uso de tecnologias para localizar os animais nos terrenos.

Amanhã, a aldeia da Póvoa acolherá a Feira do Naso, com o V Concurso Nacional da Raça Asinina de Miranda, promovendo assim a valorização do Burro de Miranda. Haverá ainda venda de produtos locais. “Teremos um conjunto de animais para exposição e avaliação, teremos a demonstração de um arado moderno para que os agricultores possam compreender como funciona, stands expositivos com artesanato associado ao burro, jogos tradicionais, pauliteiros e muita animação”.

Os eventos contam com o apoio do município de Miranda do Douro. O vice-presidente, Nuno Rodrigues, explica que o objectivo é poder ajudar os agricultores. “Queremos apoiar os agricultores, dar-lhes informação, saber todos os meios onde podem ir buscar dinheiro para as suas dificuldades, porque cada vez é mais difícil trabalhar com as raças autóctones, que deviam ser tratadas de maneira diferente de outras raças”.

O II Encontro Ibérico de Raças Autóctones acontece hoje, no mini auditório de Miranda do Douro e a Feira do Naso, amanhã, na freguesia da Póvoa.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais