Idosos mostram resistência no requerimento do CSI

PUB.

Qua, 29/04/2009 - 08:18


O Centro Distrital de Segurança Social de Bragança quer atingir, este ano, os cinco mil utentes a beneficiar do Complemento Solidário para Idosos (CSI). Actualmente há no distrito, 4162 pessoas que já estão a receber este subsídio.  

Este complemento é atribuído aos pensionistas com mais de 65 anos e com reforma inferior a 400 euros.

Desde 2006 que os serviços da Segurança Social fizeram mais de 25 mil atendimentos prestando informações sobre o CSI, mas só 6750 é que chegaram a efectuar o requerimento.

 

Teresa Barreira, a directora do Centro Distrital de Segurança Social de Bragança diz que “ainda continua a haver resistências que não conseguimos ultrapassar em relação a estes pedidos”. Por um lado “não se mostram disponíveis para divulgar os seus rendimentos porque apesar de terem pensou baixas ainda conseguem poupar e ter algumas economias”.

 

Para tentar inverter esta situação, colocaram-se jovens nos centros de saúde a prestar informações sobre o CSI e a desencadear os processos de requerimento.

Ainda assim, as dificuldades mantêm-se.

“Este não é o universo que nós desejamos e temos como objectivo para este ano atingir mais de cinco mil idosos” avança Teresa Barreira.

 

Desde 2006, que já foram atribuídos mais de quatro milhões de euros a idosos que beneficiam do Complemento Solidário para Idosos.

Escrito por Brigantia