Aeroclube de Bragança festejou 20 anos de Raid Ibérico

PUB.

Seg, 02/09/2024 - 08:56


O raid Ibérico é organizado em conjunto pelo Aeroclube Bragança e a Fundacion Cielos de Léon, de Espanha

O Aeroclube de Bragança festejou, sábado, o 20º aniversário do Raid Ibérico. Uma prova que tem como palco os céus de Portugal e Espanha e permite um intercâmbio entre os dois países. Nuno Fernandes, presidente do club, destaca a importância cultural que este Raid Ibérico proporciona para a região brigantina, assim como para a região de León:

 “Acaba por ser um intercâmbio de culturas em que nós portugueses trazemos estes espanhóis para conhecer um bocadinho da nossa cultura e eles levam-nos lá também e conhecemos a cultura deles. Portanto, é como se fosse uma volta uns dias divididos em três dias em Portugal, três dias em Espanha, em que aqui nós mostramos o que somos e eles mostram-nos o que são. Para a região, e eu como habitante desta região, acho que é muito importante porque vêm pessoas de todas as classes sociais, algumas que gostam tanto do sítio que acabam por comprar casas e empresas e acabam por investir e claro, depois mostrar aquilo que somos e sermos falados em todo o mundo o turismo acaba por vir aqui e vir-nos a conhecer melhor”, frisou.

Também Vicente Cordier, garante que este Raid Ibérico é relevante para a cooperação e a amizade entre Portugal e Espanha, uma vez que permite dar a conhecer ambas as culturas:

 “É evidente que é uma publicidade. Não há muitas voltas aéreas em Espanha, podemos quase dizer que há três, uma da associação de pilotos espanholes, uma do real aeroclube de Espanha e esta. Estamos entre as três mais importantes do país. A nível promocional é muito importante. Acredito que o mesmo acontece em Portugal porque esta volta tem uma repercussão muito importante, temos a capacidade de juntar muitos pilotos, aproveitamos todas as voltas para, em cada etapa, dar a conhecer a cultura de cada lugar e tudo isso permite dar publicidade a muitos lugares”, afirmou.  

Este ano a organização teve de rejeitar inscrições. Nuno Fernandes afirma que o Raid Ibérico é um evento com muita aderência e que tentam sempre juntar pessoas novas. Mas que é complicado admitir mais participantes.

“Nós não conseguimos levar toda a gente que nos solicita para este evento, até porque nós também se o alargássemos mais era complicado ter a qualidade que temos até agora. Este ano, conseguimos meter oito pessoas novas e, todos os anos, vamos conseguindo por pessoas novas que são lugares que acabam por pessoas de maior idade começar a desistir porque já não conseguem, infelizmente, acompanhar-nos e dão lugar a outros mais novos. Mas sim, há uma lista muito grande para este evento, nós gostávamos de trazer toda a gente mas é impossível”   

O presidente da Câmara Muncipal de Bragança, Paulo Xavier, também esteve presente no festejo e afirma que olha para o raid Ibérico aeronáutico com bons olhos.

“Há uma amizade, há uma união, há uma cooperação e portanto, isto é muito bonito. Eu acho que esta iniciativa, é uma iniciativa que faz história e esta história pode ser escrita de várias maneiras e que no futuro essa historia se continue a escrever. Porque promove, por um lado, a nossa região, eles também promovem a região deles e no meio disto tudo fazem a união dentro de dois povos. Nada melhor do que isto para Bragança, para León que são duas cidades irmãs”, rematou o presidente da Câmara de Bragança.

O raid Ibérico é organizado em conjunto pelo Aeroclube Bragança e a Fundacion Cielos de Léon, de Espanha. Começou dia 31 de Agosto com um almoço de receção aos participantes, no aeródromo de Bragança e está planeado que os aviões voem até Alverca, Beja, Córdoba, Cassarubios e Villamarco. Dia 7 de setembro termina o evento com o regresso à cidade brigantina.

Escrito por Brigantia 

Jornalista: 
Cindy Tomé