GNR diz estar mais próxima da população e o resultado é a redução dos crimes de incêndio florestal

PUB.

Qui, 06/06/2024 - 09:00


A GNR diz estar mais próxima da comunidade e que isso é evidente no cuidado com a floresta

Segundo dados da Guarda, no âmbito da operação “Floresta Segura 2024”, os crimes de incêndio florestal caíram para um terço nos primeiros cinco meses deste ano, comparativamente ao mesmo período do ano passado. As detenções também reduziram para metade.

O segundo comandante-geral, Paulo Silvério, acredita que estes números são o reflexo de um trabalho que têm desenvolvido nos últimos anos junto da população. “A Guarda há uns anos a esta parte que tem tomado medidas para reforçar a cultura da segurança, sobretudo das nossas florestas, que é um património muito valioso para o nosso país. Começamos a aproximar-nos das populações, a partilhar preocupações com as populações, a dar conselhos às populações, a levar as próprias populações a serem embaixadores naquilo que são as nossas mensagens e temos criado um esforço comum, ou seja, tudo o que se tem conseguido, nos últimos anos, no âmbito da prevenção dos incêndios rurais tem sido com o apoio de todos”, destacou.

O segundo comandante-geral da GNR esteve, ontem, em Alfândega da Fé na cerimónia do Dia da Unidade do Comando Territorial de Bragança. Mais uma das acções da Guarda para mostrar o seu trabalho à comunidade. “Foi uma opção do comando da Guarda, junto das unidades distritais, corrermos todos os municípios, para nos aproximarmos da população, mostrarmos a Guarda à população, transmitirmos qual é a intenção do nosso comandante às populações e para criarmos uma sentimento de segurança, que é fundamental nos dias de hoje”, disse.

As comemorações aconteceram pela primeira vez em Alfândega da Fé. O presidente da Câmara, Eduardo Tavares, realçou este feito e sublinhou o papel que a GNR tem tido junto das crianças e idosos do concelho. “A articulação que temos tido com a GNR, sempre presentes, sempre disponíveis para ajudar, para colaborar, para que as questões da segurança, junto dos nossos jovens, também dos nossos idosos, possam ter um tratamento e uma preocupação que tem havido nos últimos anos de prestarmos um serviço de segurança e proximidade”, vincou.

Esta quarta-feira, o comando territorial de Bragança comemorou o seu décimo quinto aniversário. A cerimónia contou com a condecoração de vários militares.

A Guarda Nacional Republicana comemora este ano 113 anos.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais