Feira da Bola Doce começa hoje e decorre até sábado em Miranda do Douro

PUB.

Qui, 28/03/2024 - 15:31


A Feira da Bola Doce começou hoje em Miranda do Douro

Esta doçaria é composta por camadas de massa, açúcar e canela e é um dos ex-libris mirandeses. A procura é bastante, principalmente nesta altura da Páscoa.

“Nesta época é procura principalmente a bola doce. Temos bastante procura e bastantes encomendas”, disse a expositora Sofia Araújo.

Também a comerciante Paula Domingues partilha da mesma opinião. Tem mais de 300 peças de bola para vender na feira e acredita que vão esgotar. “No último dia está sempre esgotada. Estamos a produzir quase até às oito da noite e vem a conta-gotas, porque não conseguimos produzir mais”, contou.

Este ano, o certame conta com 90 expositores, mais do que no ano anterior e não só do Planalto Mirandês, mas também de outros concelhos transmontanos. A bola doce é a rainha, mas também não faltam outros produtos regionais, como enchidos, queijo, licores, mel e artesanato. “Faço artesanato em madeiras nobres, autóctones. Tábuas de mesa, o mocho, espelhos, cabides, mesas de jantar”, disse o artesão Sérgio Pires.

A feira acontece no Largo dos Frades Trinos, contrariamente ao habitual.

Embora nos próximos dias se preveja mau tempo, a presidente da Câmara de Miranda do Douro, Helena Barril, acredita que não vão faltar visitantes. “As pessoas que queriam visitar-nos, vão visitar-nos na mesma. Este é um período privilegiado, porque há muita gente de férias, que tira férias neste período para vir a Miranda. Os espanhóis estão a viver a Semana Santa e por norma vêm a Miranda. Portanto, não sei se será este tempo que os vai afastar, porque a tenda tem as condições para estarmos bem”, frisou.

A Feira da Bola Doce começou esta segunda-feira e decorre até sábado.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais