Escuteiros recuperam património no Parque de Montesinho

PUB.

Qua, 17/07/2013 - 10:15


Cerca de uma centena de escuteiros belgas e franceses vão estar durante este mês em algumas aldeias do Parque Natural de Montesinho para executar trabalhos de arranjo e beneficiação de estruturas comunitárias.

Trata-se de um projecto internacional de voluntariado que envolve as freguesias de Espinhosela e Parâmio, no concelho de Bragança, e Fresulfe e Gestosa, no concelho de Vinhais.Os jovens escuteiros manifestam-se satisfeitos por ajudar a comunidade ao mesmo tempo que passam férias.“Viemos com os escuteiros para esta aldeia para fazer uma boa acção, para ajudar, e ao mesmo tempo para visitar, descobrir um novo país. Não é trabalho muito difícil”, refere Florean D’cclipel. “Trabalhamos aqui na aldeia do Parâmio, fizemos pintura aqui no Zeive tal como no Parâmio, onde pintamos os lavadouros. Fizemos também recolha de lixo, porque há pessoas que atiram lixo para a natureza, o que é proibido. Em relação à população são muito simpáticos, fomos muito bem recebidos”, afirma Patrick Debrou. Já Philipard Reband diz que “é uma semana de trabalho e outra de turismo, fazemos um pouco das duas coisas e aproveitamos bem estas duas semanas”.O presidente da junta de freguesia de Parâmio salienta que se não fosse o trabalho feito por estes jovens escuteiros, seria mais difícil.“Eles têm feito um óptimo trabalho em prol da comunidade como é o caso da limpeza de ruas, pintura de lavadouros e recolha de lixeiras a céu aberto”, refere José Fernandes, acrescentando que “é de realçar que eles vêm de tão longe para nos dar mais qualidade de vida e sem eles seria mais difícil fazer estes trabalhos porque a junta de freguesia não têm grandes meios económicos”.Com esta são já três as cantinas sociais a funcionar no concelho de Bragança.

As outras duas são asseguradas pela Associação de Socorros Mútuos dos Artistas de Bragança e pelo Centro Social e Paroquial do Santo Condestável.

Escrito por Brigantia