Equipa EIP dos bombeiros da Torre de Dona Chama inicia hoje funções

PUB.

Qua, 20/03/2019 - 10:45


Inicia hoje funções a Equipa de Intervenção Permanente dos bombeiros voluntários de Torre de Dona Chama. Esta corporação era a única no distrito que ainda não tinha estas estruturas permanentes e profissionalizadas.

No domingo, já foram assinados os contratos com os cinco elementos que vão fazer parte desta EIP, aproveitando as comemorações dos 41 anos daquela corporação da única vila do concelho de Mirandela.

Leonor Macedo, Emílio Guedes, Pedro Gonçalves, Rui Fontoura e Pedro Santos. São os cinco elementos que constituem a nova EIP dos Bombeiros de Torre de Dona Chama, resultante dos protocolos estabelecidos entre o Município de Mirandela, a Autoridade Nacional de Proteção Civil e a Associação de bombeiros daquela vila.

É o culminar de um processo que já dura há quase um ano. Foi em abril de 2018, que a direção e o comando dos bombeiros de Torre de Dona Chama tinham manifestado à câmara de Mirandela o interesse em constituir uma EIP.

Aquela corporação com 35 bombeiros integrados de forma voluntária e 8 efetivos, entendia que era imprescindível criar esta equipa para fazer face às solicitações da sua área de atuação, com cerca de 135 Kms quadrados, de sete freguesias: Aguieiras, Bouça, Vale de Gouvinhas, Fradizela, São Pedro Velho, Múrias e Torre de Dona Chama.

O executivo liderado por Júlia Rodrigues aprovou a proposta de criação da EIP e deu a conhecer ao Governo a sua disponibilidade, dado que o Município tem de suportar metade das despesas com remunerações e contribuições para a Segurança Social dos cinco elementos da EIP, enquanto a outra metade será da responsabilidade da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Depois do aval do Governo, no final do ano passado, foi agora possível avançar com a assinatura dos contratos. A autarca de Mirandela diz que é um passo importante para a capacidade de resposta dos bombeiros daquela vila, às populações que serve

“Esta EIP assegura de forma sustentável a capacidade de resposta dos bombeiros da vila da Torre às populações”, afirma a autarca de Mirandela.

Para o presidente da direção da associação dos bombeiros, Paulo Costa, este é o momento que marca em definitivo a afirmação daquela corporação no concelho de Mirandela.

“É uma equipa que já ansiávamos há muito tempo, que vai trazer mais conforto a toda esta gente, porque vamos estar mais preparados para acorrer às solicitações. Com a criação desta EIP, “os bombeiros da Torre dão um passo importante para se poderem afirmar, de uma vez por todas, no concelho de Mirandela”, salienta.

No dia em que se comemorou o 41º aniversário da corporação, a presidente do Município de Mirandela deixou a garantia que, em breve, vão avançar obras de requalificação do quartel dos bombeiros

Uma nova EIP e a promessa de obras no quartel foram as prendas recebidas pelos bombeiros de Torre de Dona Chama nas comemorações dos 41 anos. A nova Equipa de Intervenção Permanente dos bombeiros de Torre de Dona Chama inicia funções, esta quarta-feira. Escrito por Terra Quente FM (CIR).

Foto: Município de Mirandela