Encontros de Saúde debatem doenças esqueléticas

PUB.

Qua, 19/11/2008 - 08:16


É grande o número de cidadãos que sofre de doenças do foro esquelético e a região transmontana não foge à regra. Por isso mesmo, ontem e hoje, o Instituto Piaget de Macedo de Cavaleiros decidiu dedicar, este ano, a terceira edição dos Encontros da Saúde às questões do sistema esquelético.  

Uma forma de os alunos ficarem melhor preparados para enfrentarem a realidade profissional.

Radiologia, Enfermagem e Análises clínicas são os cursos do Instituto Piaget que podem vir a beneficiar com os Encontros da Saúde.

Cada sessão é destinada a um tema e, desta vez, centra-se nas questões do foro esquelético.

 

Marlene Martins, membro da comissão organizadora, garante que as jornadas têm ainda como público-alvo, para além dos alunos, a comunidade profissional da região.

A também membro da comissão científica do evento, lembra que este problema também afecta bastante os doentes da região “por causa do tipo de alimentação, da temperatura ambiente, da vida que as pessoas levam nomeadamente na agricultura e que causam um grande desgaste” explica. Por outro lado, “temos a população mais jovem que começa a ter um trabalho mais sedentário e nem sempre as condições de trabalho contribuem para ter um bom estado articular” acrescenta.

 

Na edição deste ano a adesão foi em massa, para o próximo ano ainda não há tema escolhido.

As questões do foro esquelético ocupam os dois dias de trabalhos, até porque há dados da Organização Mundial da Saúde o que justificam. “Um terço da população mundial sofre deste tipo de patologias e por isso achamos que seria uma mais valia para os alunos e para os profissionais”.

 

No primeiro dia dos Encontros da Saúde foi discutido o papel das Tecnologias da Saúde dentro das questões do sistema esquelético.