Emigrantes continuam à espera de ligações aéreas entre Paris e Bragança

PUB.

Ter, 05/08/2008 - 09:10


A comunidade brigantina emigrante em França está frustrada com o facto de a Aeronorte não ter iniciado este Verão as ligações aéreas entre Paris e a capital transmontana.

Depois da reunião que decorreu em Abril, em Paris, entre a câmara de Bragança, a empresa de aviação e a câmara de comércio franco-portuguesa, a comunidade transmontana ficou convicta de que este verão poderiam voltar a fazer a viagem de férias de avião. 

 

As expectativas saíram defraudadas. Abílio Cruz, emigrante em França há cerca de 40 anos, e que tem estimulado a realização destas viagens, tal como aconteceu com a Aerocondor, não compreende porque é que a ligação não se faz quando ele reuniu cerca de 200 famílias interessadas. “Fiz todo um trabalho de aproximação, fui procurar as famílias transmontanas radicadas aqui na região e foi interessante porque consegui realmente reunir duas centenas de famílias num documento que enviei para a companhia”, revela Abílio Cruz sublinhando que “todas essas famílias estavam na expectativa de que ainda este Verão, depois da primeira reunião, houvesse voos”. 

 

Ainda assim, Abílio Cruz compreende que o estudo de mercado que a Aeronorte está a efectuar é necessário para a empresa não correr riscos económicos. “Uma companhia muito mais segura, mais atenta, mais estudiosa do mercado”, considera Abílio Cruz assinalando que “realmente eles têm que ser prudentes e fazer um estudo de mercado importante para que chegar cá e ficar, e não para experimentar um ou dois voos e ir embora”. 

 

A comunidade transmontana em França já não acredita que este ano Verão as viagens ainda venham a ser feitas e por isso já procuraram alternativas para chegar a Bragança. “Acredito que já não vão acontecer, porque continua o estudo, e as pessoas não vão ficar pelos ajustes, vão procurar soluções intermediárias para chegar às suas terras e não vão esperar por voos que ainda nem sabem se vão acontecer”, garante Abílio Cruz. “Quem sabe pelo Natal possa acontecer alguma coisa, mas para já no Verão não vai provavelmente acontecer nada, salvo se vier alguma coisa nas últimos dias, mas duvido até porque as pessoas já se precaveram, já compraram as suas passagens ou até vêem de carro”, afirma Abílio Cruz. 

De recordar que há cerca de duas semanas, a Aeronorte afirmava em comunicado que “se existisse colaboração, seria exequível iniciar o projecto ainda este verão”, revelando assim algumas dificuldades em concretizar este projecto. 

Fonte da empresa disse à Brigantia que uma eventual decisão sobre esta matéria seria tomada após uma reunião entre o presidente da Aeronorte e o presidente da câmara de Bragança. 

 

O encontro ainda não se realizou e continua sem data marcada.