Embaixador de Itália veio a Bragança conhecer potencialidades de cooperação

PUB.

Ter, 21/05/2019 - 09:46


O embaixador de Itália em Portugal visitou ontem Bragança, para conhecer a realidade desta região, estabelecer contactos e fortalecer as relações.

O responsável diplomático, Uberto Vanni d' Archirafi, na visita, concluiu que há potencialidades de cooperação a nível do turismo e de investigação científica e tecnológica admitindo a possibilidade de os politécnicos italianos e o de Bragança estabelerem relações directas.

“Temos muita experiência de ciência e tecnologia e parece-me que pelo número de estudantes e de escolas do IPB, tem possibilidades de ter relações com as instituições científicas italianas, onde há muitos estudantes por professor, aqui há mais liberdade e flexibilidade, o que é um factor positivo”, afirmou o embaixador depois de estar reunido com o presidente e outros elementos da direcção do Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

O Instituto Politécnico de Bragança foi um dos pontos de paragem da visita diplomática, onde reuniu com alguns dos cerca de 20 alunos italianos a estudar no politécnico através do programa Erasmus. Para o presidente do IPB, Orlando Rodrigues, o interesse da embaixada italiana é um “excelente indicador” da possibilidade de novas parcerias e do aumento de estudantes daquele país.

“Seguramente, na sequência da visita dele, novas parcerias serão estabelecidas e as relações com as instituições italianas serão ampliadas”, referiu Orlando Rodrigues. Quanto à possibilidade de aumento do número de alunos italianos no IPB, o presidente da instituição considera que “será desejável que isso aconteça”, e que haja também mobilidade de investigadores e professores com Itália, já que o país “tem um sistema científico e tecnológico muito avançado e, sobretudo, uma perspectiva da ciência e tecnologia muito aplicada, próxima das empresas”.

O embaixador terminou a visita com uma passagem pela empresa Catraport, sediada no concelho de Bragança, que pertence ao grupo italiano Automotive e admitiu que há condições para que mais empresas italianas se instalem em Bragança.

“Para mim seria um motivo de satisfação levar a que a região de Bragança se abra às empresas italianas e há possibilidades”, referiu, vendo viabilidade na instalação de empresas do sector científico e tecnológico, nomeadamente automóvel, salientando que no concelho “há uma boa capacidade infraestrutural e de mobilidade, a qualidade de vida é muito alta e fiscalmente há benefícios para as empresas”.

O embaixador reuniu ainda com o presidente da câmara municipal de Bragança e destacou o desenvolvimento e as infraestruturas da cidade. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro