Deputados do PSD de Bragança preocupados com atraso de candidaturas no combate às pragas do castanheiro

PUB.

Qui, 09/07/2020 - 09:10


O Ministério da Agricultura continua sem dar uma explicação sobre o atraso das candidaturas dos municípios no combate às pragas do castanheiro.

Segundo a deputada de Bragança do PSD o ministério informou ainda que “vai haver uma redução de 42% no número de largadas” perspectivadas para 2020.

“Fomos informados que estavam previstas 1057 largadas mas, devido ao estado de emergência, essas largadas baixaram para 617, 500 são na região Norte. Não estamos satisfeitos e não vamos largar esta causa, porque sabemos a importância que tem para os nossos agricultores”, disse a deputada Isabel Lopes.

Contrariamente, Albino Bento, professor do Instituto Politécnico de Bragança e coordenador do projecto de combate à vespa das galhas do castanheiro, disse que, no distrito de Bragança, as largadas aumentaram.

“Em Bragança este ano foram feitas 200 largadas, no ano passado foram feitas 30. Em Vinhais, no ano passado, foram feitas 180 e este ano 190. Macedo tinham sido feitas 13, este ano foram feitas 53. Portanto, na realidade está a aumentar”, explicou.

Albino Bento reforçou ainda que a pandemia não terá atrasado o combate à vespa das galhas do castanheiro, tendo sido realizadas as largadas previstas com todos os cuidados de segurança.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais