Comenius Regio abre portas à mobilidade de alunos transmontanos e de regiões espanholas

PUB.

Ter, 04/11/2008 - 12:12


A região transmontana pode vir a estabelecer parcerias com as duas províncias espanholas com as quais faz fronteira no programa Comenius Regio, ontem apresentado pela Comissão Europeia, em Bruxelas.   As características comuns dessas regiões podem ser o factor de aproximação para uma candidatura a este programa de mobilidade desde o ensino pré-escolar até ao secundário. O Comenius Regio não envolve apenas as escolas mas também as autoridades locais responsáveis pela educação.

O objectivo é promover o intercâmbio de experiências e boas práticas entre regiões e municípios na Europa melhorando as oportunidades das crianças em idade escolar.

Ana Paula Alves, directora-adjunta da Agência Nacional para a Educação, explica que esta “é uma nova acção que privilegia sobretudo a cooperação e a mobilidade e dá ênfase ao desenvolvimento das regiões e sobretudo das escolas”.

.

A responsável adiantou ainda à Brigantia que “a entidade que se candidata não é só a escola, mas sim uma instituição com poder de decisão ao nível do sistema educativo como as direcções regionais de educação ou câmaras municipais”.

As candidaturas ao Comenius Regio são feitas através de uma parceria entre duas regiões de países diferentes.

A ideia é que tenham características em comum. O leque de temas possíveis para abordar neste tipo de parcerias é vasto e, neste contexto, os distritos de Bragança e Vila Real podem ter a tarefa mais facilitada uma vez que podem aproveitar a proximidade e a identificação com as regiões espanholas com as quais fazem fronteira.

 

“Há um conhecimento da realidade imediatamente próxima, mas que fica já do outro lado da fronteira que as outras regiões não têm”, salienta Ana Paula Alves.

O prazo para a apresentação das candidaturas termina a 20 de Fevereiro e a mobilidade arranca em Agosto.

O orçamento anual deste programa é de 16 milhões de euros.

A Comissão Europeia espera vir a financiar cerca de 500 regiões.