Coamêndoa não é ouvida

PUB.

Ter, 15/07/2008 - 08:20


O deputado do PCP na Assembleia da República, Agostinho Lopes, quer saber porque é que os serviços regionais do Ministério da Agricultura não dialogam com a Coamêndoa. Esta cooperativa, que tem sede em Freixo de Numão (Foz Côa) foi ouvida pela sub-comissão de Agricultura no Parlamento e, pelo meio do balanço da sua actividade e dos seus objectivos, queixou-se de não ser ouvida pela Direcção Regional de Agricultura.  

O deputado comunista endossou a questão para a tutela e aguarda resposta. Quer saber “qual a razão e as dificuldades do ministério da agricultura para receber esta associação” afirma Agostinho Lopes porque “já depois de terem estado na sub-comissão e segundo a Coamendoa ainda não houve diálogo com o director regional de agricultura, o que é lamentável”, considera.

 

O deputado Agostinho Lopes também quer saber se é verdade que o Ministério da Agricultura pretende investir numa nova unidade de transformação de amêndoa em vez de aproveitar instalações já existentes. “É a possibilidade de se estar a criar um novo elefante branco quando já há instalações suficientes” refere. Por isso o PCP quer saber se “antes de avançar para apoios a projectos de novas instalações de transformação não valerá a pena o Governo fazer um balanço”.

 

O PCP espera obter ainda esclarecimentos do Ministério da Agricultura sobre eventuais apoios à promoção do consumo de amêndoa e ao intercâmbio de experiências entre produtores portugueses e espanhóis.