Câmara de Mogadouro vai construir dois ecoresorts

PUB.

Ter, 08/10/2024 - 09:01


O município de Mogadouro está a investir na construção de dois eco resorts. A construção de um deles vai já hoje a reunião de câmara para abertura de concurso para adjudicar a obra

Representa um investimento de 2,5 milhões de euros, financiado em 85% pelo PT 2030. O presidente da câmara, António Pimentel, explica que serão construídos junto ao rio Sabor. “Os eco-resorts são um espaço a ver do Sabor, que comportam uma praia, piscina, no rio, comportam cais para atracagem de barcos e também cerca de uma dúzia de bungalows, para que quem visita também o território possa permanecer, se assim o entender, um dia, dois, três, quatro, conforme quiser. Já está o projecto feito e o projecto vai à reunião para lançar o concurso da obra”.

A pouca oferta hoteleira em Mogadouro preocupa o município. Há uma década começou a ser construído um hotel em Vila de Ala, mas nunca ficou concluído. Recentemente, a câmara abriu concurso público para ceder um terreno para a construção de uma unidade hoteleira na vila e também não houve interessados. António Pimentel considera que está na altura de o município avançar com projectos. “O privado só avança quando já há mercado. E, portanto, aquilo que eu sinto é que não avança em Mogadouro porque ainda não sento mercado turístico. Por isso, a Câmara tem que dar um sinal, tem que fazer alguma coisa. Por exemplo, estamos a recuperar as escolas primárias para turismo local, para as concessionar depois a uma empresa privada que explora, digamos, esses quartos. Estão neste momento, em execução, a recuperação de quatro escolas, oito T2”.

Para já estão a ser requalificadas as escolas primárias de Tó, Sanhoane, Brunhoso e Variz. Um investimento de 800 mil euros. Já foram recuperadas outras três. O objectivo é beneficiar 11 das 50 escolas primárias e transformá-las em T2 para alojamento turístico. As obras estão a ser feitas no âmbito do Programa 2030.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais