Cães passeiam-se na cidade

PUB.

Seg, 07/10/2013 - 09:47


O Dia Mundial do Animal foi celebrado em Bragança com a “Cãominhada”, um desfile de 25 cachorros organizado pela  Associação AMICA. O passeio começou na Praça da Sé e seguiu pelas ruas da cidade, de modo a alertar a população para a importância de passear os cães respeitando algumas regras. 

“Pretendemos mostrar à população que é possível passear os cães na cidade, que se deve passear o animal de estimação, que ele deve fazer exercício e poder passar bons momentos com ele. Mas também é super importante apanhar os dejectos caninos e isso é uma coisa que aqui nos nossos parques, não se verifica e é uma questão de cidadania e de respeito público e também pretendemos passar essa mensagem”, refere Ana Oliveira, da direcção da AMICAEm relação ao abandono dos animais considera que em Bragança há um longo trabalho a fazer.“Acho que é um flagelo, existem imensos animais abandonados, acho que sobretudo que a cultura aqui passa muito por não haver um grande respeito pela vida animal. É preciso trabalhar, dar informação às pessoas, muitas vezes as pessoas não sabem porque também não se importam e portanto há que insistir. A AMICA tem feito algumas palestras nesse âmbito, queremos fazer muitas mais, mas de facto precisamos de ajuda, precisamos de voluntários, precisamos de sócios, porque é difícil trabalhar assim”, afirma a representante da AMICA.Alguns dos donos dos cães consideram, também, que é urgente mudar as mentalidades em relação à forma como se tratam os animais. “Quando se compra, quando se adopta quando se adquire um cão, nós sabemos que vamos ter que fazer sacrifícios. As pessoas que ficam com o cão, têm–no como companhia e depois vão de férias e optam por única e simplesmente deixar ficar o cão na rua e ao abandono”“ Há alguns animais abandonados podia-se cuidar melhor dessas situações”“Muitos abandonados mesmo, precisávamos de ser mais humanos, mais sensíveis, a maioria das pessoas tratam as pessoas como sejam objectos e não está certo”

Quatro dezenas de donos de cães passearam os seus amigos de quatro patas pela cidade. A AMICA alertou para cuidados a ter com os cachorros e para importância de acabar com o abandono de animais em Bragança.

Escrito por Brigantia