Bragança e Macedo são municípios ecológicos

PUB.

Sex, 07/10/2011 - 09:17


Pelo quinto ano consecutivo, Macedo de Cavaleiros volta a ser um município Eco XXI.Dos 35 municípios que se candidataram, Macedo de Cavaleiros conseguiu o 5º lugar e Bragança o 25º.Acabaram premiados pelas boas práticas ambientais, que visam a qualidade e a sustentabilidade do sector. 

Dos 35 municípios que se candidataram ao galardão Eco XXI, apenas cerca de 10% não o receberam. Macedo de Cavaleiros vê o trabalho do município na área ambiental premiado com a bandeira verde Eco XXI. Este ano, conseguiu a quinta posição a nível nacional.Apesar da boa classificação, o autarca local reconhece que ainda há trabalho a fazer.“Nem tudo corre como gostaríamos pois muitos dos pontos criticáveis ainda não estão eliminados, mas tem sido feita muita pedagogia, os cidadãos estão mais atentos e há um empenhamento muito bom da comunidade escolar e de diversas associações” afirma Beraldino Pinto.O autarca reconhece que a obtenção do galardão só é possível porque as questões do ambiente já estão incutidas nos macedenses.O patamar é elevado, mas Beraldino Pinto pede persistência.“Temos de continuar a melhorar pois não se pode facilitar. Tem de ser tentar cativar mais pessoas, mais empresas e instituições para estarem atentas particularmente neste momento de dificuldade financeira para que não haja recuos nestas questões ambientais” refere o autarca. Quanto à posição, 5º lugar, Beraldino Pinto assume o agrado de estar na linha da frente, mas considera que o mais importante é a pontuação.“Estar nos primeiros é bom mas o que importa é uma pontuação global. Não queremos fazer comparações com os outros” realça.Macedo de Cavaleiros continua a ser um município amigo do ambiente.

Do distrito, apenas o concelho de Bragança também concorreu e recebeu o galardão, embora vinte posições abaixo de Macedo.

Escrito por CIR