Cruz Vermelha de Bragança foi para a rua dar a conhecer o apoio psicológico que presta

PUB.

Qui, 16/05/2024 - 09:55


Apoio psicológico pode ser dado a pessoas encaminhadas por entidades e instituições mas também a pessoas que o procurem e surge do projecto EU4Health

Além de acolher refugiados e de ajudar os brigantinos nas suas mais diversas carências, a delegação de Bragança da Cruz Vermelha Portuguesa está também agora a prestar apoio psicológico. As consultas são dadas a pessoas que sejam encaminhadas pelas diversas entidades da cidade mas também é possível a título pessoal procurar ajuda.

A delegação esteve esta semana na Praça da Sé para dar a conhecer a valência. Emília Oliveira, coordenadora da Cruz Vermelha, diz que há várias pessoas já a procurar esta resposta. “Relativamente ao acompanhamento psicológico, estamos, há meio ano, com o serviço activo e estamos abertos a situações que a própria comunidade identifique e nos encaminhe. O número de pessoas a procurar-nos tem vindo a crescer e temos que divulgar e estar atentos às situações para ajudar”, disse, referindo que a iniciativa na Praça da Sé serviu para “mostrar” à população que o serviço existe. “Temos consultas a um preço acessível. E em situações de vulnerabilidade social, que há carência económica, estamos cá para apoiar as pessoas”, rematou ainda Emília Oliveira.

Em Portugal, este projecto surge como resposta à necessidade de cuidar da saúde mental da população deslocada da Ucrânia. É financiado pela União Europeia. “O projecto EU4Health tem a chancela da Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e tem como principal objectivo a promoção da saúde mental, através do acompanhamento psicossocial e de actividades de bem-estar, nomeadamente com refugiados da Ucrânia e outros refugiados em situações de vulnerabilidade ou sofrimento emocional”.

No âmbito do Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, amanhã a delegação de Bragança da Cruz Vermelha tem mais uma acção de promoção de saúde mental.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves