Bloco de Esquerda quer linha do Tua até à Puebla

PUB.

Seg, 18/10/2010 - 09:54


O Bloco de Esquerda defende a requalificação da Linha do Tua e prolongamento à rede de alta velocidade espanhola. A proposta está expressa num projecto-lei que já foi apresentado na Assembleia da Republica, mas que ainda não foi discutido.  

Este fim-de-semana, o deputado bloquista Heitor de Sousa deu a conhecer o projecto em Carrazeda de Ansiães.

“O nosso projecto de lei defende uma perspectiva de reabilitação da linha que liga Foz- Tua até Mirandela e também a recuperação da antiga linha ferroviária até Bragança porque estas acessibilidades são fundamentais para um desenvolvimento sustentável da região, a longo prazo” afirma.

 

Este projecto defende também a necessidade de estudar uma extensão da linha até Puebla de Sanábria, em Espanha, para ligar à rede de alta velocidade.

“Esta ideia já está em gestação há muitos anos em Trás-os-Montes, mas parece-nos que é razoável estudar essa hipótese” considera, acrescentando que “é até uma questão de bom senso para tentar desenhar um modelo de desenvolvimento regional cujas acessibilidades não tenham de estar exclusivamente dependentes das rodoviárias”.

 

Heitor de Sousa explica que o projecto-lei ainda não foi discutido na Assembleia de República porque aguarda-se pelo desenrolar do processo de classificação da Linha do Tua como património nacional.

“Nós estamos a aguardar desenvolvimento desse processo para termos razões mais fortes durante a discussão em plenário” refere. “Estou convencido que se o processo de classificação da linha for positivo para a sua defesa, criará condições muito favoráveis para que os partidos aprovem a ideia da defesa da linha e da sua revitalização” salienta.

Escrito por Brigantia