Berta Nunes na corrida às autárquicas em Alfândega

PUB.

Seg, 13/10/2008 - 09:05


A câmara de Alfândega da Fé pode vir a perder fundos comunitários que lhe foram atribuídos para o financiamento de algumas obras no concelho. A denúncia é feita por Berta Nunes que ontem foi apresentada aos militantes como a candidata do PS à autarquia. Em causa estão obras como o SPA da Estalagem Senhora das Neves, a estrada municipal entre Eucísia e Vilarelhos e algumas ETAR’s.  

Na corrida às eleições, a Berta Nunes teme que o concelho venha a ser prejudicado com a falta de pagamento destas empreitadas. “Nem está pago o SPA nem outras obras que são comparticipadas pelo anterior quadro comunitário” refere. “Se a câmara não conseguir pagar, provavelmente não vai receber a comparticipação dessas obras e isso vai traduzir-se num grave prejuízo para o concelho”, salienta.

 

Para pagar estas obras, a câmara fez um pedido de empréstimo no valor de um milhão de euros que pode vir a não ser concedido. “O empréstimo foi aprovado pela assembleia municipal mas o secretário de estado disse que só seria concedido se a câmara reduzisse a dívida em 10%, mas a autarquia não fez nenhum esforço para isso”.

 Contactado pela Brigantia, o presidente da câmara, João Carlos Figueiredo, não quis para já comentar o assunto. 

Em Alfândega da Fé, o PS já deu o pontapé de saída para a corrida autárquica.

Nos outros concelhos, as listas começam também a definir-se, embora ainda não tenham sido oficialmente divulgadas.

 

Ainda assim, uma coisa é certa, os actuais autarcas socialistas deverão também avançar para uma recandidatura.

É pelo menos essa a intenção do presidente da federação distrital do partido. “Em princípio, todos os actuais presidentes do Partido Socialista, Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo, Vinhais e Vila Flor, serão de novo candidatos” afirma Mota Andrade revelando ainda que “em alguns concelhos as candidaturas já estão muito adiantadas mas a devido tempo serão anunciados”.

 

O PS acrescenta que não há timings definidos para a apresentação dos candidatos pois algumas decisões só deverão ser tomadas depois da realização do congresso distrital do partido que se realiza em Novembro, em Alfândega da Fé.