Barragem de Picote é Património de Interesse Público

PUB.

Seg, 07/11/2011 - 11:02


A barragem de Picote foi classificada como Património de Interesse Público pelo IGESPAR. A classificação abrange também a aldeia do Barrocal do Douro, um símbolo de arquitectura moderna projectada há cerca de 60 anos.

Este é o primeiro empreendimento hidroeléctrico em Portugal a fazer parte da lista de património classificado. Para o presidente da Câmara de Miranda do Douro esta classificação vai contribuir para a projecção do concelho a nível nacional e internacional. Artur Nunes afirma que esta distinção poderá atrair turistas, curiosos e estudiosos na área da Arquitectura.“É de facto para nós importante, porque traz turistas, atrai também investidores e curiosos de arquitectura, porque também a partir dali os arquitectos também têm as suas teses e os seus projectos em função daquilo que se fazia antigamente. Por isso, temos uma arquitectura moderna num espaço aberto, com traços antigos, mas sempre inovadores”, salienta o edil.

O processo de classificação prolongou-se durante anos e foi despachado pelo anterior secretário de Estado da Cultura, Elísio Summavielle, quatro dias antes de o Governo socialista passar o testemunho ao executivo liderado por Passos Coelho.

Escrito por Brigantia