“Auto-estrada da Justiça” vai custar 20 cêntimos por dia a cada transmontano

PUB.

Qua, 29/10/2008 - 11:54


A conta é feita pela Lusa tendo em conta que a ligação entre Vila Real e Bragança é a única das novas grandes concessões rodoviárias que vai dar prejuízo à Estradas de Portugal. Recorde-se que consórcio liderado pela construtora Soares da Costa venceu a subconcessão da Auto-estrada Transmontana. Certo é que José Sócrates considera esta auto-estrada um “acto de justiça”.

Em entrevista ao Diário de Notícias e TSF, o primeiro-ministro reafirmou a necessidade de construção da auto-estrada. “Fazer esta auto-estrada é apenas um acto de justiça e é um dos projectos mais importantes em termos rodoviários e de solidariedade nacional”, disse José Sócrates.

 

Também o deputado eleito pelo distrito de Bragança, Mota Andrade, diz que não vai haver qualquer recuo quanto a esta auto-estrada.

A confiança estende-se ao IC5 e IP2, cujas propostas estão em última fase de apreciação. “Não vai haver qualquer recuo pois é a primeira a ser adjudicada de um pacote de obras que o governo tem em concurso”, garante quanto à A4. “Espero também que o Douro Interior, ou sseja, IC5 e IP 2, também sejam uma realidade pois as propostas estão em última fase de apreciação”, disse à Brigantia.

 

Mota Andrade diz ainda que o conjunto de obras que o distrito vai receber foi um dos motivos que o levou a aceitar mais um mandado como líder da federação distrital do PS, para a qual foi reeleito recentemente.

  

Recorde-se que a Estradas de Portugal vai ter de desembolsar 360 milhões de euros pela auto-estrada transmontana.

180 milhões são subsidiados pelo QREN, o Quadro de Referência Estratégico Nacional.