Assaltos chegam ao meio rural

PUB.

Sex, 12/12/2008 - 08:20


Algumas freguesias do concelho de Bragança não têm escapado à onda de pequenos assaltos que se tem verificado na cidade. Nas últimas semanas as igrejas têm sido o principal alvo dos larápios.  

Procuram moedas, mas o prejuízo maior tem sido mesmo no material que destroem para conseguir entrar nas igrejas.

Meixedo, Rio Frio, Quintanilha e Nogueira são alguns dos casos.

 

Em Meixedo, na semana passada, roubaram as esmolas da igreja o salão de festas. “Arrombaram as portas e levaram pequenos trocos” explica Luís Gonçalves, o presidente da junta “mas no dia seguinte foi o salão de festas onde tiraram a grade e partiram o vidro para entrar e levaram sete garrafas de whisky, dinheiro e mais de 50 rosários”.

 

Em Quintanilha, Marcelino Romão, da confraria local, teme que a investigação do assalto fique em “águas de bacalhau”.

Os ladrões não conseguiram levar nada, mas causaram estragos. “Fizeram um buraco na porta, dobraram os fechos mas não foram capazes de entrar” conta Marcelino Romão acrescentando que “o prejuízo deve andar à volta de 300 euros”.

 

Também a capela da Senhora das Necessidades, em Rio Frio, não escapou aos assaltos e foi roubada pela primeira vez.

“Havia lá 10 litros de gasolina e vi que não estavam lá” refere António Pereira, o mordomo da capela. “Olhei para a santa mas estava no altar e fiquei mais descansado”.

 

Em Nogueira, há cerca de duas semanas, também houve assaltos a um café e uma igreja de onde levaram cerca de 50 euros em esmolas.

 

Fonte da GNR confirmou à Brigantia/CIR o aumento deste tipo de roubo nas freguesias nos últimos tempos.

A mesma fonte adiantou ainda que PSP e GNR têm coordenado meios no sentido de evitar estes roubos que têm sido cada vez mais frequentes.

  Escrito por Brigantia