Alojamento para estudantes universitários é uma procura difícil

PUB.

Ter, 18/09/2018 - 11:52


Em Bragança, a procura de alojamento para estudantes do ensino superior é mais elevada do que a oferta existente.

Longe vai o tempo em que ingressar no ensino superior era o maior dos desafios de quem quer continuar a estudar. Este ano, e repetindo a tendência dos últimos, a procura por um quarto em Bragança tem mesmo quase sido superior à oferta. Na cidade dos "amigos para sempre", os preços vão-se mantendo mas a oferta começa a ser pequena para tantos novos jovens que escolhem o Instituto Politécnico de Bragança para se formar. As matrículas terminaram sexta-feira e fomos saber o que pensam os novos alunos sobre o arrendamento na cidade que escolheram para estudar.

“Escolhi Bragança porque é mais barato do que o litoral e poupa-se mais”, disse Bryan Veloso, aluno de Gestão e Administração Pública, de Paços de Ferreira.

“Ainda não tenho casa e estou preocupada com isso”, referiu Beatriz Lopes, também aluna do mesmo curso.

Mas não é o caso de Juliana Pimentel de Sendim, Miranda do Douro que escolheu Bragança por causa dos ranking’s da escola, mas já tem casa e encontrou facilmente. 

“A minha casa é perto da ESE e encontrar casa não foi muito fácil, consegui com algum esforço. Quanto aos preços, são acessíveis mas pelo que ouviu dizer, este ano subiram um bocadinho”, destacou Sérgio Botelho, de 20 anos, do curso de Línguas para Relações Internacionais.

Este ano, e comparando com o ano passado, só na primeira fase do concurso nacional de acesso, mais 63 alunos escolheram a instituição. Segundo o presidente do IPB, Orlando Rodrigues, os preços estão estabilizados e destaca as medidas da autarquia brigantina mas aponta outras medidas.

“Temos um índice significativo de estudantes na região e tal vai implicar uma pressão sobre o mercado imobiliário do arrendamento. Os preços, nas nossas cidades, estão mais ou menos estabilizados e são muito competitivos. Havendo esta pressão nacional, não podemos sossegar com esta questão e tem que haver uma preocupação. Neste campo, a autarquia de Bragança tem sido exemplar, com a recuperação de edifícios históricos que depois nos tem cedido para alojar estudantes. Também há um acordo com a autarquia de Macedo de Cavaleiros, no sentido de disponibilizar transportes gratuitamente para estudantes para promover o alojamento na cidade macedense.

Para o presidente da Associação Académica do IPB, Ricardo Cordeiro, uma das medidas passaria pela criação de mais uma linha de STUB's para que o arrendamento pudesse ser feito em zonas mais distantes da instituição.

“Nós sempre que podemos e que temos contactos de quartos e de imobiliárias ajudamos e indicamos os estudantes. Fala-se que já não há quartos e que estão a subir o preço mas é normal, se há mais procura o preço tem subir. A câmara devia criar mais uma linha de STUB’s” afirmou Ricardo Cordeiro.

O presidente da câmara de Bragança, que afirma que sempre houve a preocupação em resolver a questão da oferta de arrendamento, garante que os transportes que servem a cidade chegam a todos os pontos desta.

“Sempre houve a preocupação da câmara municipal e do Instituto Politécnico de Bragança em resolver este assunto. Em termos de transportes temos linhas que abrangem todas as zonas da cidade, com uma forte preocupação de chegar a todos os bairros”, explicou Hernâni Dias.

O IPB é, a nível nacional, a segunda instituição que mais cresceu no número de alunos colocados.

Escrito por Brigantia  

Jornalista: 
Carina Alves