Qua, 18/12/2024 - 08:23
A alheira de Vinhais foi considerada, pelo segundo ano consecutivo, o melhor enchido do mundo pelo TasteAtlas, um guia que destaca especialidades gastronómicas em todo o mundo. No concelho que se intitula Capital do Fumeiro, o enchido gera milhões de euros. O presidente da Câmara de Vinhais, Luís Fernandes, mostra-se “orgulhoso” pela distinção e salienta que tem impacto nas vendas. “Por exemplo, a nível das fábricas do fumeiro, que são aquelas que mais vendem, porque produzem mais quantidade, desde que a distinção foi conhecida, houve logo um aumento de procura. Portanto, é importante e valoriza o produto, não só em termos de nome, mas também em termos de qualidade e económicos, valoriza o concelho. É um factor muito importante”.
A Confraria Gastronómica do Porco Bísaro e do Fumeiro de Vinhais diz que esta distinção atesta a qualidade da alheira de Vinhais. O Grão-mestre Roberto Afonso adianta que têm sido contactados desde a publicação do ranking da TasteAtlas. “A confraria, além desse papel de divulgação e de promoção, tem também o dever de informar aos consumidores de como e onde podem encontrar produtos de qualidade. É o que temos feito e temos sido, há alguns dias, e já no ano passado, com o reconhecimento que teve a alheira, contactados por pessoas, por empresas de outras zonas do país e até de estrangeiro. O que temos feito é dizer quais são as produções de fumeiro certificadas, que produzem alheira de Vinhais e, dessa forma, também contribuir para que haja aqui negócio”.
A alheira de Mirandela também ficou no pódio, ocupando a segunda posição. Em terceiro lugar ficou uma salsicha fresca tradicional da África do Sul. Melhor que estes enchidos, só mesmo a alheira de Vinhais, segundo o TasteAtlas.
Escrito por Brigantia