Aldeias oferecem qualidade de vida

PUB.

Seg, 14/10/2013 - 09:23


As aldeias de Serapicos e São Joanico, no concelho de Vimioso, acolheram, no passado fim-de-semana, mais uma edição do festival cultural Sons &Ruralidades.

Este ano, o evento, que vai já na 8ª edição, focou-se no debate sobre a qualidade de vida no meio rural.

A presidente da Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (AEPGA), Joana Conceição, enaltece a importância do tema em debate para fixar jovens no interior. “Eu acho que é urgente debater este assunto. O meio rural é visto de uma maneira paradisíaca mas há muitas necessidades que nós, jovens, também nos debatemos e quando pensamos em constituir família ainda mais questões se levantam como é o caso da educação, dos acessos e serviços. E é necessários criar condições para que as pessoas se sintam confortáveis para viver aqui”, explica.

O presidente eleito da Câmara de Vimioso, Jorge Fidalgo, considera que este festival é muito importante para valorizar a ruralidade, e avança que o Município está a elaborar um projecto de um parque ambiental para esta zona do Planalto Mirandês. “Este festival já se realiza há alguns anos e nós temos um projecto bastante ambicioso para esta zona deste curso do rio Angueira que é um projecto de um parque ambiental, protecção da natureza e da recuperação de algumas actividades tradicionais no sentido de começar a dinamizar algumas actividades ligadas à ruralidade do nosso concelho”, refere.

Uma aldeia, com pouco mais de 40 habitantes permanentes, como é o caso de Serapicos. Durante o festival, enche-se de gente que vem de vários pontos do País para passear de burro e assistir às muitas actividades culturais desenvolvidas ao longo dos três dias.

Escrito por Brigantia