Agricultor ameaça colocar porcos à porta de tribunal

PUB.

Qua, 19/11/2008 - 08:21


Um agricultor de Vila Nova das Patas, Mirandela, ameaça colocar doze porcos à entrada do Tribunal judicial se não houver uma decisão rápida de um processo que corre naquela comarca para definir quem é o legítimo proprietário dos animais. 

O caso remonta ao mês de Março. Segundo Francisco Carvalho, uma dúzia de porcos apareceu na sua propriedade, junto à Quinta do Valongo, da Direcção Regional de Agricultura, alegadamente depois de se terem deslocado, durante a noite, de uma unidade agrícola situada a cerca de dois quilómetros daquele local.

 

Francisco Carvalho conta que o proprietário, residente em Mirandela, os criava ao ar livre e que depois de informado pela GNR não terá aceite resgatar os porcos. “Eu liguei à GNR que foi falar com ele mas ele disse que não queria saber dos porcos” afirma.

Quatro meses depois, Francisco Carvalho diz ter sido contactado pela advogada do proprietário dos porcos para combinarem a recolha dos animais, mas não terá comparecido no dia marcado. “A advogada dele ligou-me para irem buscar os porcos” refere “e marcamos um dia para nos entendermos, porque eu queria uma indemnização por ter sustentado os animais, mas eles não apareceram” acrescenta.

 

Passado um mês, Francisco Carvalho foi informado que passava ser o fiel depositário dos 12 porcos até se resolver o caso. Entretanto, o proprietário dos animais que, apesar de ter sido contactado pela GNR de Mirandela para ir buscar os porcos, nunca o fez, avançou com uma acção em Tribunal dando conta do desaparecimento dos animais e exigindo que os mesmos lhe sejam entregues.

 

Porém Francisco Carvalho exige contrapartidas para entregar os animais. Pede uma indemnização, por custos inerentes à alimentação e ao trabalho que tem tido para os criar, dificultando a gestão do seu restaurante, situado em Carvalhais. “Não tenho condições para ter assim os animais porque eu dou-lhe uma saca de ração por dia que custa 13 euros cada uma e eu não me aguento com esta despesa” afirma.

 

Francisco Carvalho está farto de estar a criar porcos que não são seus, há cerca de oito meses. Se as suas pretensões não forem atendidas, ameaça que vai colocar todos os suínos à entrada do tribunal judicial de Mirandela. “Se isto não se tratar terei de arranjar umas cancelas e pô-los à porta do tribunal e eles que tomem conta deles” refere indignado, acrescenta do que “as crias não se podem abandonar como o ferro-velho que se atira para um canto”.

 

Contactado o responsável pelos doze porcos, para conhecermos a sua versão do caso, escusou-se a prestar declarações alegando que o assunto está a ser julgado em sede própria, ou seja, no tribunal.