Aeronorte deixa de voar para Bragança

PUB.

Qua, 08/10/2008 - 10:12


A partir de Janeiro, a carreira aérea regional Bragança/Vila Real/ Lisboa vai ter uma nova operadora. O INAC, Instituto Nacional de Aviação Civil, decidiu ontem eliminar a candidatura da Aeronorte, a empresa que actualmente assegura a ligação, do concurso público que está a decorrer para a exploração do serviço.  

A Aerovip é a outra concorrente e deverá ser esta empresa que vai operar na carreira aérea regional, se a proposta for aprovada.

A eliminação da Aeronorte do concurso foi confirmada à Brigantia pelo INAC.

Assim sendo, só foi admitida a empresa de aviação algarvia, a Aerovip.

Segundo fonte do INAC, o júri vai agora analisar a proposta e se for aprovada, dentro de dois meses segue para o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações para posterior adjudicação do serviço público.

A nova empresa deverá começar a operar no próximo ano e até 2011.

Contactado pela Brigantia, o administrador da Aerovip não quer para já prestar declarações sobre o assunto, preferindo aguardar pela decisão final.

 

Quanto à Aeronorte, não foi possível chegar à fala com José Ribeiro, o presidente, mas a empresa enviou um comunicado à redacção da Brigantia onde confirma o seu afastamento do concurso.

A Aeronorte explica que a eliminação teve que ver com o processo de certificação nacional de algumas aeronaves de matrícula estrangeira com que concorriam.

Ora, a Aeronorte alega que este procedimento iria prejudicar a actual operação da linha e os milhares de passageiros que diariamente viajam. Desta forma, o INAC não aceitou a proposta da Aeronorte, ficando o concurso limitado a um concorrente.