Qui, 14/12/2023 - 08:28
Ontem foi assinado o protocolo de intervenção, entre a câmara, a Direcção Geral do Património Cultural e a Direcção Regional da Cultura do Norte.
A igreja será intervencionada com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência, tal como anunciou, este ano, o Ministério da Cultura.
O presidente da câmara, Nuno Ferreira, diz que a empreitada é determinante para a preservação do edifício. “Esta é uma obra há muito aguardada e que o executivo do município de Freixo desde a primeira hora encetou contactos para poder levar a cabo. esta intervenção será iniciada durante o ano de 2024 e está orçada em 1,2 milhões de euros, pelo Plano de Recuperação e Resiliência. No fundo é assegurar o património cultural e histórico que temos”.
A empreitada na igreja quinhentista arranca em 2025. “Estará disponível para todos aqueles que nos visitam e fazem turismo religioso e para os nossos munícipes. É um ex-libris do concelho e é um orgulho para Freixo ver esta obra ser cabimentada no PRR, sendo que o lançamento do concurso será em 2024, a empreitada em 2025 e a sua finalização em 2026”.
Em obras está já a Igreja da Misericórdia, sendo que a empreitada está a cargo da câmara. Começaram no Verão e estão prestes a terminar. “Está em fase de conclusão e foi uma obra fulcral para a preservação do património histórico e cultural, uma vez que corria o risco de desabamento”.
Na assinatura do protocolo para a intervenção na igreja matriz esteve a secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro.
Escrito por Brigantia
FOTO: Direcção Regional de Cultura do Norte