A.F.Bragança alerta para o obrigatoriedade da certificação de treinadores

PUB.

Qui, 09/11/2017 - 09:38


No distrito de Bragança ainda há treinadores de futebol e de futsal a exercer o cargo sem a devida formação.

Um cenário que António Ramos, presidente da A.F. Bragança, garante que vai mudar nos próximos dois anos.
“Ainda há treinadores sem a devida creditação a treinar e nós queremos minimizar essa questão. Aos poucos vamos conseguir e com a abertura deste curso vamos salvaguardar essa questão”.
Na abertura do curso de treinadores de futebol e futsal, ontem, à noite, em Macedo de Cavaleiros, o presidente da A.F. Bragança, referiu mesmo que só quem tiver o curso vai poder exercer o cargo de treinador.
Este ano são 40 os candidatos a treinadores, sendo 30 de futebol. António Ramos admite que há uma diminuição de inscrições no futsal. A AFB está “a tentar inverter a situação”.
O início do curso de treinadores de futebol e futsal contou com a presença de Pedro Dias, vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol. A federação assegura total apoio a nível de formadores e conteúdos programáticos.
O curso vai durar oito meses, são mais de 700 horas de formação geral e específica. No final os candidatos terão que realizar um estágio, ficando depois com uma dupla certificação, ou seja com um título profissional de treinador de desporto e um diploma UEFA.
Depois, a formação contínua é fundamental como alertou José Pereira. Para isso é importante o empenho de todos, inclusive das autarquias como destacou o presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol.
“Temos agora a obrigatoriedade da formação contínua para que os treinadores já certificados tenham a oportunidade de continuar a treinar. Nestas zonas, como o distrito de Bragança, é mais difícil reunir as pessoas. Com a ajuda da câmara municipal, com o empenho da associação de futebol e a colaboração da FPF e da Associação Nacional de Treinadores vamos ver se normalizamos a situação”.
E Pedro Mascarenhas, vice-presidente do município de Macedo de Cavaleiros, mostrou total disponibilidade da autarquia para colaborar com a A.F. Bragança “no curso de treinadores com a cedência dos espaços para as componentes teórica e prática” e em outras actividades.
O Curso de Treinadores de Futebol e Futsal da A.F. Bragança começou ontem e nesta fase inicial de formação geral vai ser ministrado em Macedo de Cavaleiros, à segunda-feira, e ainda em Mirandela e Bragança.

Jornalista: 
Susana Madureira