Sopas e merendas renova receitas antigas

PUB.

Sex, 24/10/2008 - 09:58


O primeiro dia da festa das sopas e merendas, que decorre desde ontem em Freixo de Espada à Cinta, contou com a apresentação uma ementa especial. A Confraria de Enófilos de Trás-os-Montes e Alto Douro seleccionou as receitas, o restaurante Flor de Sal interpretou e os alunos da escola de hotelaria de Mirandela confeccionaram.  

As receitas são de antigamente mas foi-lhes dado um toque de modernidade. “É uma fusão entre as novas técnicas de culinária e aquilo que eram as receitas tradicionais” refere António Monteiro, o Grão-mestre da confraria.

 

Na segunda edição do certame não faltam os tradicionais expositores.

Maria Emília, mais conhecida por Mariazinha, e uma das figuras mais populares da cozinha tradicional freixonista, revelou o segredo que torna as sopas de Freixo tão especiais. “Levam salsa, loureiro, azeite bom que só aqui há e são do campo”.

Até domingo estas e outras iguarias vão estar em Freixo de Espada à Cinta, numa tenda acoplada ao Auditório Municipal.

 

O autarca local, José Santos, espera um aumento de visitantes em relação ao ano passado, mas teme os efeitos da recessão económica. “No ano passado esta festa teve um sucesso que nos surpreendeu e por isso este ano quisemos melhorar e esperamos que este esforço venha a traduzir-se em mais visitantes, mas há um factor que receamos que é a recessão económica” afirma o autarca.

 

O orçamento para esta festa é de 28 mil euros.

São esperados cerca de 10 mil visitantes.